Blog

Mais Posts

23

Ago.

VENTILAÇÃO E EXAUSTÃO MECANICA DE COZINHAS PROFISSIONAIS

A ventilação e exaustão mecânica são fundamentais em cozinhas profissionais. Isso porque nesses ambientes são produzidos gases, vapores, fumaça e outros resíduos que precisam ser eliminados para manter um ambiente seguro e saudável para os trabalhadores e clientes.

A norma ABNT NBR 14518, intitulada "Sistemas de ventilação para cozinhas profissionais", estabelece os requisitos mínimos para a instalação e manutenção desses sistemas. Ela abrange todos os tipos de cozinhas profissionais, desde pequenos estabelecimentos até grandes restaurantes e hotéis.

Entre os principais requisitos da norma estão a instalação de coifas, dutos de exaustão, ventiladores e filtros. A coifa é o elemento principal do sistema de ventilação, responsável por capturar os gases e vapores gerados durante o processo de cocção. Os dutos de exaustão são responsáveis por transportar esses resíduos para fora do ambiente, enquanto os ventiladores garantem a circulação do ar. Os filtros, por sua vez, são responsáveis por reter as partículas sólidas presentes nos gases e vapores, evitando a contaminação do ambiente externo.

Além de garantir a segurança e saúde dos trabalhadores e clientes, a ventilação e exaustão mecânica também são importantes para evitar danos ao patrimônio, como a corrosão de equipamentos e a formação de mofo e bolor nas paredes e tetos da cozinha.

Para manter seu ar-condicionado em dia, fale com quem entende do assunto. Entre em contato conosco e solicite um orçamento!
 

 

Newsletter

Receba informações sobre soluções em Ar Condicionado e HVAC

Envie-nos uma mensagem